corujinha

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Hora de fazer Orçamento???

Sabe quando chega o final do mês e não sobra nem um centavo?
Pois bem, este é o momento de repensar e iniciar o famoso Planejamento Familiar ou Orçamento, encontrei algo muito bom e claro no site financenter que quero compartilhar com vocês.

Vejam só:



O orçamento familiar não é apenas "Anotar as despesas realizadas". O orçamento envolve: planejar, eleger prioridades, controlar seu fluxo de caixa. O orçamento irá ajuda-lo a entender seus hábitos de consumo.
A elaboração do orçamento familiar não é uma tarefa fácil, porém, é necessária para quem tem planos para o seu futuro e o de sua família.
Estabelecer objetivos comuns e conversar francamente sobre as finanças com a família é o caminho para que cada um esteja comprometido e faça sua parte.
É a forma de garantir a estabilidade das finanças no presente, visando prevenir o futuro.



Como fazer:
  1. primeiro passo do orçamento é identificar para onde está indo o dinheiro:
    discrimine as despesas fixas: luz, gás, água, telefone, aluguel, condomínio, transporte, educação, assistência médica, alimentação, e outras.
    Considere, também, despesas eventuais, como: remédios, consertos em geral, cabeleireiro, oficina mecânica, lazer, vícios, prestações, taxas, impostos, cheques pré datados e outras.
  2. Com esse levantamento feito, você deve projetar o orçamento para os próximos meses, considerando as despesas sazonais como volta às aulas, IPVA, licenciamento, datas comemorativas (Dia dos Pais, das Mães, dos Namorados, da Criança, Natal, Páscoa etc.), férias para a família. Lembre-se que elas podem representar um gasto substancial em seu orçamento.
  3. Discrimine as receitas: salário, rendas, etc.
    utilize o valor líquido recebido.
  4. Faça o balanceamento das receitas e despesas mensais: receitas (-) despesas.
    Reserve uma parcela de suas receitas para investimentos.



Hora dos ajustes
Identifique gastos que podem ser eliminados ou reduzidos.
Não é fácil mudar hábitos da noite para o dia. Converse com a família, o aprendizado da austeridade no trato das finanças e o atingimento das metas irá compensar os eventuais sacrifícios e descontentamentos passageiros.
Compare seus gastos com a média. Veja os dados da POF – Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, por tipo de despesa e Região.



Gerenciando os gastos
Ao fazer suas compras é importante lembrar que o comércio disponibiliza diferentes formas de pagamento. Evite comprometer seu orçamento, analise a necessidade da compra.
  • À vista – opte por esta forma de pagamento. Você pode obter bons descontos.
  • A prazo – fique atento às taxas de juros cobradas no financiamento, compare o preço à vista com o total das parcelas e lembre-se que:
  • Mesmo no parcelamento "sem acréscimo" geralmente estão embutidos altos juros.
  • Atrasos no pagamento da prestação de financiamento implicam multa de até 2% .
  • É assegurada ao consumidor a liquidação antecipada dos débitos, total ou parcialmente, mediante a redução proporcional dos juros e demais acréscimos.
Gente agora é só colocar em prática e sair do vermelho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário