corujinha

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Esta é para os homens...


Olhem só que interessante esta reportagem sobre cálculo renal, muito importante tanto para homens quanto para mulheres!!!



Um levantamento feito Secretaria do Estado da Saúde revelou que com o verão cresce o número pacientes com problema de cálculo renal. O aumento é de 30% com relação as outras épocas do ano. A alta temperatura faz com que as pessoas transpirem mais e não bebam a quantidade suficiente de água, consequentemente há uma desidratação do corpo, diminuição da urina e problemas de cálculo renal.



A litíase, conhecida popularmente como cálculo renal ou pedra no rim, é uma desordem causada por uma estrutura cristalina que se forma em várias partes do trato urinário. Cerca de 10% da população apresenta ou já apresentou cálculo renal uma vez na vida e, em 50% dos casos, a doença é reincidente. Para os homens, a dor causada por problemas de cálculo renal, é a dor mais próxima a do parto que os homens podiam sentir.



Essas pedras começam bem pequenas e no decorrer do tempo vão crescendo. O desenvolvimento, o formato e a velocidade de crescimento destas estruturas dependem da concentração das diferentes substâncias químicas presentes na urina. Dos pacientes que contraem a doença, 80% eliminam a pedra espontaneamente junto à urina. Os 20% restantes necessitam de tratamento.
Segundo o urologista Dr. José Travassos, os sintomas da doença são episódios de cólicas renais normalmente abruptos e quase sempre acompanhados de náuseas e vômitos. “A dor frequentemente ocorre na região lombar e se irradia para a região pélvica, vulva e ou testículos. A cor da urina pode ser alterada, ficando entre o vermelho e marrom escuro, seguida de dor para urinar”, ressalta.
Há também certos tipos de cálculos que podem permanecer assintomáticos, desta forma não é necessário nenhum tipo de tratamento. Entretanto, eles podem obstruir e machucar partes do trato urinário ao tentar-se expelir junto com o fluxo normal da urina. Esses pacientes só descobrem que são portadores do problema ao fazerem exames radiológicos.



Além disso, o médico lembra que a doença incide mais no sexo masculino que no feminino, na proporção de três para um tendo um pico de incidência entre os 20 e 40 anos de idade. Dr. Travassos afirma, ainda, que dentre as causas principais do cálculo renal estão a herança genética associada aos hábitos do cotidiano, como baixa ingestão de líquidos e a má alimentação. “Alimentos ricos em sódio, grãos, derivados do leite e chocolate devem ser ingeridos com moderação pelas pessoas que sofrem de cálculo renal”, reforça o urologista.

Observe acima alguns calculos renais


Para prevenir o problema, Dr. Travassos revela a importância de se beber bastante água, em média 2,5 litros por dia, além de reduzir a quantidade de ingestão dos alimentos citados acima. Existem medicamentos específicos para o tratamento e prevenção da doença e, para isso, exames de rotina provam serem aliados fundamentais da saúde e do bem-estar de qualquer pessoa.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário