corujinha

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Glândula de Bartholin, Hã???

Gente conversando com uma amiga muito querida soube que ela acabara de passar por um momento muito doloroso, ela estava se tratando de uma infecção que a atormentou por alguns dias... ela teve infecção na glândula de Bartholin, então andei procurando na net mais sobre isto e quero postar para minhas queridas leitoras se prevenirem, bem vamos lá:


Cistos das Glândulas de Bartholin #

Introdução

Um cisto é uma cápsula, cheia de líquido ou material semi-sólido, que se forma debaixo da pele ou em algum lugar dentro do corpo. A glândula de Bartholin é uma glândula pequena localizada de cada lado dos lábios menores da vagina (uma em cada lado), na parte de fora da abertura da vagina. Durante a estimulação sexual, a glândula de Bartholin libera um fluido lubrificante. O cisto de glândula de Bartholin se desenvolve quando a glândula fica obstruída (entupida). A glândula de Bartholin pode ser obstruída por uma variedade de causas, como infecções, inflamações ou irritação crônica.
Quadro Clínico

Muitos dos cistos da glândula de Bartholin não causam nenhum sintoma. Eles normalmente são descobertos quando uma mulher nota um pequeno caroço, indolor externo à abertura da vagina, ou quando um médico o observa durante um exame ginecológico de rotina. Porém, se o cisto crescer mais que 1,5 cm. de diâmetro, ele pode causar desconforto ao sentar, ou durante o ato sexual. Se um cisto é infectado, ele se enche de pus, fica firme, inchado, e muito doloroso, tornando difícil para a mulher sentar, caminhar ou ter uma relação sexual. O cisto cheio de pus é chamado abscesso.
Diagnóstico

O médico irá diagnosticar o cisto de Bartholin no exame ginecológico de rotina. Ele pode saber se o cisto é infectado de acordo com sua aparência e seus sintomas.
Prevenção

Quando você notar uma discreta sensibilidade, ou um pequeno caroço, faça compressas mornas para ajudar a drenar a glândula e o cisto, prevenindo uma infecção.
Tratamento

Você pode precisar tomar antibióticos se a infecção se esparramar para a pele ao redor da região genital. Às vezes, as infecções dos cistos continuam se devolvendo. Para prevenir infecções repetidas, você pode precisar de um procedimento especial que pode ser feito no próprio consultório médico ou numa sala de pequena cirurgia. Nesse procedimento, um cateter pequeno é colocado dentro do cisto ou abscesso durante alguns semanas para permitir que uma área nova ou canal cresça ao redor do cateter levando à cura. Isto ajuda a glândula a drenar melhor e impede que a infecção volte. Em outro procedimento, a marsupialização, o cirurgião abre o cisto e a glândula e sutura (costura) as extremidades da pele ao redor para mantê-la aberta e impedir que outro cisto se forme.
Qual Médico Procurar?

Se você sente uma área sensível ou dolorosa ao redor da vagina e não melhora com compressas de água morna, ou fica maior ou mais dolorosa, marque uma consulta com seu ginecologista. Procure-o também se você tem um caroço ou uma área sensível perto da vagina, e se você tiver febre.
Prognóstico

Há uma boa chance de que este problema melhore rapidamente. O cisto de glândula de Bartholin pode responder só com alguns dias de compressas de água morna. Quando algum abscesso requer uma incisão (drenagem), a cura pode levar alguns dias ou semanas, dependendo do tamanho do abscesso. Cistos e abscessos recorrentes (que voltam sempre), tratados com um cateter ou marsupialização, podem levar muito mais tempo para curar. Porém, estes procedimentos são altamente efetivos para impedir que as infecções voltem.
Esta infecção pode ser desenvolvida por varios motivos, alguns como calça muito apertada, incisões durante o parto entre outros...
É bom ficarmos de olho e procurarmos o ginecologista sempre!

Estas informações foram retiradas do site yahoorespostas.




Um comentário: